Total de visualizações de página

sábado, 26 de março de 2011

SÃO FRANCISCO

Caminhos de Assis estão em fase de conclusão

Os devotos de São Francisco terão novo equipamento para expressarem sua fé na forma da peregrinação
Canindé. A construção do Projeto Caminhos de Assis, um roteiro turístico religioso destinado aos romeiros que se dirigem a pé para Canindé, encontra-se em fase de conclusão. De acordo com o mestre de obras da empresa responsável pela execução dos serviços, Capella Construções Ltda, Wilton Tibúrcio Magalhães, as cinco estações dotadas de dormitório, refeitório, oratório e praça de lazer iluminadas deverão estar prontas no prazo determinado pelo governador Cid Gomes.

Em ritmo acelerado, as obras ficam localizadas nos Municípios de Maranguape e Caridade, onde serão instalados pontos de apoio para peregrinos, nas localidades de Tabatinga, Massapê e Lagoa do Juvenal (Maranguape), e Campos Belos e sede de Caridade. Estão orçadas em R$ 1.276.950,49. Em Canindé, será a própria Basílica de São Francisco que acolherá os fiéis nas celebrações.

O objetivo é transformar a rota de peregrinação a Canindé em um produto turístico completo, a exemplo do Caminho de Santiago, na Espanha. Nos Caminhos de Assis, está sendo preparado um cenário no qual os peregrinos terão uma boa acolhida e a segurança necessária para uma caminhada tranquila.

"Essa infraestrutura de apoio aos peregrinos dará um novo impulso ao turismo religioso do Estado. De Maranguape até Canindé, passando por Caridade. Com esse projeto, o Governo do Estado prevê um aumento de 20% no fluxo de turistas, além do incremento de R$ 20 milhões na economia dos Sertões de Canindé", afirma o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia.

Está programado para o próximo dia 3, a inauguração dos Caminhos de Assis, pelo governador Cid Gomes. No dia 4, acontece a solenidade em Canindé. Na inauguração da CE-253, em general Sampaio, o Cid Gomes anunciou que irá a pé a Canindé, para inaugurar os Caminhos de Assis. Ele deixa Maranguape, de onde começam o roteiro de peregrinação, às 16h do dia 3, domingo, e tem chegada prevista para o dia 4, segunda-feira, em Canindé, onde entregará à população a infraestrutura para os romeiros.

Cid Gomes irá acompanhado de secretários e prefeitos da região. A Polícia Rodoviária Federal fará a segurança do percurso. O titular da 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, com sede em Canindé, inspetor Alexandre Prado, já enviou à Casa Civil detalhes do roteiro, para assegurar maior comodidade às autoridades.

Em seus 136km, os Caminhos de Assis terão estações, onde cada uma delas representará, simbolicamente, uma fase da vida de São Francisco, do nascimento até a canonização. Nestes espaços, os romeiros encontrarão um local dedicado, exclusivamente, ao recolhimento espiritual e orações.

Vetor de desenvolvimento
Uma pesquisa feita por Maria do Socorro Gondim Teixeira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Fernanda Ester Teixeira Lima, da Secretaria de Turismo do Ceará, aponta que o roteiro será um vetor de desenvolvimento. Ressalta o modelo de gestão compartilhada e o uso de rede de informações com o intuito de diversificar e interiorizar o produto turístico no Ceará, fomentando o desenvolvimento local.

O pároco de Canindé, frei João Amilton dos Santos, disse que os Caminhos irão facilitar a viagem dos peregrinos, porque se torna mais uma opção de repouso para quem anualmente se desloca para a terra dos milagres. "É mais um bom serviço do Governo do Estado para os romeiros de São Francisco".

Para o prefeito de Maranguape, George Valentim, a criação desse projeto visa agregar valores turísticos e dar condições objetivas aos peregrinos que se deslocam a pé ao longo de uma rota pré-estabelecida. "Os Caminhos de Assis são um produto completo, no qual se observam as diversas etapas da concepção, construção, operaciona-lização, gestão e da comercialização", diz o prefeito.

Já o prefeito de Caridade, Júnior Tavares, lembra que o projeto requer uma articulação dos três Municípios, para melhor ordenar o espaço físico. "A ação institucional inclui promoção, marketing, informação e gestão do turismo. A ação divide-se em comercialização e fomento turístico". Para ele, esse projeto precisa preservar o meio ambiente e aumentar a conscientização da população de modo que os romeiros possam sentir-se protegidos nos espaços nas caminhadas.

O prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, diz que o projeto compreende rotas de peregrinação cristã ao Município, centro de devoção a São Francisco. "As rotas principais já existem, partindo de Fortaleza, passando por Maranguape e Caridade, cujas distâncias são 26km, 93km e 136km respectivamente". Segundo ele, as romarias ocorrem por diferentes motivos e o apoio ao peregrino é fundamental neste momento.

Integração
"As romarias são caminhadas para conhecer a religiosidade de cada romeiro"
Cláudio PessoaPrefeito de Canindé

FONTE:DIARIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE ACHOU DO TEXTO