Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de março de 2011

Estados Unidos realizam terceiro transplante de face do país

Paciente de 25 anos teve rosto desfigurado em 2008.
Cirurgia contou com a participação de 30 profissionais



Dallas Wiens, de 25 anos, antes da operação. (Foto:
Parkland Health and Hospital System )
Uma equipe médica do Hospital Brigham, nos Estados Unidos, realizou com sucesso o terceiro transplante de face do país. Dallas Wiens, trabalhador no setor de construção civil, passou por uma operação que durou 15 horas e foi considerada um sucesso pela equipe médica liderada pelo cirurgião plástico Bohdan Pomahac.
Há quase três anos, o paciente sofreu um acidente após cair e perdeu olhos, lábios, nariz e sobrancelhas. Wiens passou por 20 cirurgias antes de ser admitido para uma reconstrução do rosto com tecidos extraídos de outra pessoa. A identidade do doador não foi revelada.
O procedimento foi pago pelo Departamento de Defesa norte-americano. O Hospital Brigham & Women recebeu US$ 3,4 milhões para pesquisas sobre o transplante. Ao todo, 30 profissionais entre médicos, enfermeiros e auxiliares participaram da operação junto a Pomahac.
O cirurgião também foi um dos responsáveis pelo segundo transplante de face em solo norte-americano, feito no mesmo hospital. O paciente foi James Maki, que perdeu parte do rosto ao cair no trilho de uma estação de metrô em Boston.
saiba mais

Pomahac afirma que o novo rosto de Dallas Wiens não será parecido com o do doador, tampouco lembrará sua feição antes do acidente. A cobertura do seguro de saúde do pai - possível após a reforma no sistema de saúde norte-americano - vai garantir medicamentos caros, necessários durante toda a vida do paciente para evitar que seu corpo rejeite os novos tecidos.
A primeira operação no mundo para substituir tecidos da face em humanos foi realizada em 2005 em uma paciente francesa chamada Isabelle Dinoire. Os médicos cirurgiões Bernard Devauchelle e Jean-Michel Dubernard realizaram a reconstrução da paciente no Centro Hospitalar Universitário de Amiens, na França. Ela havia sido mordida por um labrador.
Em março de 2010, o hospital espanhol Vall d'Hebron, em Barcelona, conduziu o primeiro transplante total de rosto. Oscar, que sofreu um acidente quando era criança, não conseguia respirar e precisou passar por uma cirurgia de 22 horas para receber novos músculos do rosto, pálpebras, nariz, lábios, maxilar superior, dentes, paladar, ossos dos pômulos e da mandíbula, além da pele externa.
O cirurgião plástico Bohdan Pomahac explica cirurgia em Dallas Wiens. (Foto: Elise Amendola / AP Photo)
O cirurgião plástico Bohdan Pomahac explica cirurgia em Dallas Wiens. (Foto: Elise Amendola / AP Photo)
 
Fonte>g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE ACHOU DO TEXTO